blog03 - Profissões do Futuro: Uma visão do emprego para 10 anos (parte 1)

Profissões do Futuro: Uma visão do emprego para 10 anos (parte 1)

Já perguntou-se como serão as profissões no futuro? Compare seus hábitos, locais e planos de hoje e há 10 anos.

Muitos redirecionamentos vão além do seu amadurecimento nesse meio tempo, mas também em função das demandas, adaptações e oportunidades geradas no mundo. Um dos principais responsáveis é a evolução da tecnologia e suas consequências.

Um dos debates mais evidentes tem como base prever quais profissões serão relevantes no futuro, com o objetivo de gerar uma adaptação ao novo cenário. Um futuro onde a automação e a inteligência artificial estarão em nossas cidades e casas. Em um primeiro momento, o primeiro pensamento que surge é o de desemprego e escassez. Porém, o processo não é somente de extinção, mas de substituição. Uma nova gama de empregos serão necessários para dar continuidade às necessidades sociais. Nessa corrente, novas oportunidades para criação de empresas também se configuram.

Na primeira parte desse especial, com base em trechos do artigo disponibilizado publicamente pela multinacional Consultoria Cognizant, vamos analisar 4 profissões que estarão em evidência dentro dos próximos 10 anos.

 

Técnico de Saúde Assistido por Inteligência Artificial

A saúde será tão turbinada pela inteligência artificial que estará disponível em escala e on-demand. O trabalho do técnico de saúde implicará em uma combinação de trabalho in loco para pacientes em geral e trabalho remoto para os pacientes mais vulneráveis ​​e frágeis. Entre as funções realizadas estarão acompanhar o paciente com cirurgias agendadas antes da entrada no hospital e após a sua saída ou ainda examinar pacientes com ferramentas digitais para efetuar comunicação remota com os médicos disponíveis a fim de diagnosticar, prescrever e tratar pacientes em tempo real.

Profissionais com ao menos três anos de experiência em enfermagem ou em um campo relacionado e competência para lidar com softwares e equipamentos de teste digital terão destaque na área.

 

Parceiro e Consultor de TI

Profissão chave para conectar as operações de TI que ficam fora do campo de visão dos clientes com a estratégia de trabalho digital definida pela empresa. O candidato ideal liderará a criação de um ambiente de trabalho que explora as tendências digitais e incentiva a inovação, ou seja, proporcionará flexibilidade às empresas e usuários para uso de aplicativos e infraestrutura, independentemente se eles são criados internamente ou obtidos através da nuvem por fontes externas. Dessa forma, o público atingido poderá compilar seus próprios ambientes móveis e colaborativos preservando o controle de dados, segurança, governança e conformidade da empresa. O candidato ideal deverá ter conhecimento dos softwares mais recentes e uma compreensão de como as últimas aplicações em alta no mercado afetarão o negócio.

Profissionais com habilidades em coaching e liderança, além de mestrado em TI, informática, engenharia ou administração de empresas terão destaque na área.

 

Walker/Talker

Em um mundo com tão pouco tempo disponível, atenção tem um valor inestimável. Os clientes são formados por idosos que desejam sair do isolamento, principalmente se suas famílias estão geograficamente dispersas ou parceiros já vieram a falecer. Esse trabalho será de grande importância inclusive para o setor público, uma vez que idosos engajados e energizados são duas vezes mais saudáveis ​​em relação àqueles que passam a maior parte do tempo sozinhos. O acompanhante será contratado por hora e seguirá o protocolo recomendado. Poderá atuar em passeios ou através de aplicativos por conexão por vídeos. O candidato ideal será habilidoso em ouvir, responder e solicitar conversas adicionais ao invés de dominar a conversa.

Profissionais com habilidades em gerir o tempo e promover boas interações e bem estar terão destaque na área.

 

Coach de Bem Estar Financeiro

Com a explosão do número de bancos digitais, pagamentos por criptomoedas (como Bitcoin, por exemplo) e microempréstimos, surgem potenciais clientes que efetuam frequentes transações financeiras, mas sofrem de falta de tempo para entender completamente as estruturas tecnológicas, de tarifas e as boas práticas de uma gestão financeira saudável. O profissional deverá ter alta inteligência emocional, empatia, ética e a capacidade de trabalhar com clientes em fase de desenvolvimento e aprimoramento dos seus hábitos com o dinheiro. O papel implica uma paixão por ajudar as pessoas a dar os pequenos passos para evoluir financeiramente, usando tecnologia sofisticada com auxílio de robôs que sugerem ativamente e identificam tendências.

Profissionais com formação em administração ou finanças, além de um perfil educativo e com visão ampla para fornecer bons conselhos, terão destaque na área.

 

Baseado em “21 Jobs of the Future – A Guide to Getting – And Staying – Employed Over the Next 10 Years”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *